"Quase todas as noites Holly e Gerry tinham a mesma discussão - qual dos dois se ia levantar da cama e voltar tacteando pateticamente o caminho de regresso ao apetecível leito? Comprar um candeeiro de mesa-de-cabeceira parecia não fazer parte dos planos, e assim o episódio da luz repetia-se a cada noite, num rito conjugal de pendor cómico a que nenhum desejava pôr termo. Agora, ao recordar esses momentos de pura felicidade, Holly sentia-se perdida sem Gerry. Simplesmente não sabia viver sem ele. Mas ele sabia-o, conhecia-a demasiado bem para a deixar no mundo sozinha e sem rumo. Por isso, imaginou uma forma de perpetuar ainda por algum tempo a sua presença junto da mulher, incentivando-a a viver de novo. Mas como se sobrevive à perda de um grande amor? Holly ter-nos-ia respondido: não se sobrevive! Mas Holly sobreviveu! "
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 376
Editor: Editorial Presença
Colecção: Champanhe e Morangos
P.V.P.: €14,96
Um livro bastante emotivo. Com ele ri e chorei. Bem doseado com bom humor assim como com tristeza, numa narrativa em que muitos leitores se podem identificar com Holly, a personagem principal - quem é que não perdeu alguém de quem gostava muito? - e que nos mostra que mesmo perante a adversidade, podemos lutar para enfrentar os obstáculos e sobreviver. Holly sobreviveu, com muita ajuda por parte de Gerry que lhe deixou mensagens, uma para cada mês, que em muito contribuíram para que Holly desse um rumo à sua vida, que ficara virada do avesso.
Em boa verdade preferi o livro ao filme. Parece até que este nem faz grande sentido, e o facto de estar muito - mas mesmo muito - diferente do livro levou-me a desgostar consideravelmente. Bem sei que as adaptações para o cinema em muito altera a história original, só nunca pensei que fosse tanto. Mas claro que o filme fez-me associar um rosto às personagens, tornando a minha leitura muito mais realista.
Este é um livro que está minha mira!
ResponderExcluirhá selinhos no blog!
Este foi o único caso em que gostei muito mais do filme do que do livro...
ResponderExcluir