domingo, 28 de março de 2010

Dewey, O Gato que comoveu o Mundo, Vicky Myron



"Que influência pode um animal ter? E quantas vidas pode um animal tocar? Como é possível que um gato abandonado transforme uma pequena biblioteca, salve uma típica cidade americana e se torne famoso em todo o mundo? A história de Dewey começa da pior forma possível. Com apenas algumas semanas, na noite mais fria do ano, foi enfiado na caixa de devolução de livros da Biblioteca pública de Spencer. Encontrado na manhã seguinte, Dewey conquistou o coração de todos os funcionários da biblioteca, ao distribuir por todos gestos de agradecimento e amor. Nos anos que se seguiram, nunca deixou de encantar as pessoas de Spencer com o seu entusiasmo, vivacidade e , acima de tudo, o seu sexto sentido: percebia sempre quem necessitava mais dele. À medida que a sua fama crescia de cidade em cidade, de estado em estado e, surpreendentemente, por todo o mundo, Dewey tornou-se, mais que um amigo, um motivo de orgulho de uma extraordinária cidade rural no coração da América, que lentamente se ergueu da maior crise da sua história. "


Edição/reimpressão:2008
Páginas: 300
Editor: Edições Asa
P.V.P.: € 15,00 


Eu adoro animais, com especial predilecção pelos gatos. 

Por isso a leitura destas histórias verídicas quando envolvem animais são a minha fraqueza. Acabo sempre por chorar desalmadamente, apesar de já saber de antemão que o final culminará invariavelmente com a morte dos bichinhos.
Aconteceu-me isso com os livros "Marley & Eu", "Como Salvar um Coração Partido" e com este último sobre o Dewey, o gatinho abandonado na caixa de devoluções de uma biblioteca em Spencer, no Iowa, na noite mais fria do ano.
A autora, Vicky Myron, que na altura era a Directora da Biblioteca de Spencer, narra a história da vida de Dewey Readmore Books, de uma forma clara e viva, presenteando-nos com momentos de humor, de drama e de amizade tão bem relatados. Dei por mim, sem o conseguir evitar, a chorar ou a rir com as cenas tão vivamente descritas; a partilhar da dor pela perca, da revolta contra as injustiças e do amor pelo gato que era de todos, e que conquistara não só os habitantes de Spencer, como o país, e esse mundo fora.

Foto: Vicky Myron e Dewey



Site do Dewey:




3 comentários:

  1. Ainda não li este, mas tenho a certeza que me comoveria com a história pois sou uma choramingueira quando falam de animais.

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro... mais com certo receio justamente por causa do Marley & Eu... sei que vou me acabar de chorar!!!
    Por que é muito emocionante e como sou completamente apaixonada pelo felinos, sou louca por todos eles, nesse livro tenho certeza que vou ficar doida!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Li este livro e também gostei. Este Dewey era um gato mesmo muito especial! Era o gato da biblioteca, do povo, dos deficientes...

    ResponderExcluir