quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Danças na Floresta, Juliet Marillier



"Este livro da autora é inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas. É a história de cinco irmãs intrépitas, em luta com quatro criaturas sinistras, três misteriosos presentes mágicos, dois amantes proibidos e um sapo enfeitiçado. Há muitos mistérios na floresta. Jena e as suas irmãs partilham o maior de todos, um segredo fantástico que lhes permite escapar à vida diária nos campos da Transilvânia, e que mantiveram escondido durante nove anos. Quando o seu pai adoece e tem de abandonar o seu lar na floresta durante o Inverno, Jena e a sua irmã mais velha, Tati, ficam encarregues de cuidar da casa e das outras irmãs. O surgimento de uma misteriosa jovem de casaco preto faz nascer o amor numa das irmãs e, subitamente, Jena apercebe-se que tem de lutar para salvar aqueles que lhe são mais queridos. Acompanhada por Gogu , Jena tem de enfrentar grandes perigos para preservar não só as pessoas que ama, como também a sua própria independência e a da família."


Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 332
Editor: Bertrand Editora
P.V.P.: 20,95 €


Como não podia deixar de ser, este é mais um livro de Juliet Marillier que não me desiludiu, apesar de a fasquia ser sempre elevada quando comparado com livros como o Filho das Sombras.
Adoro contos de fadas, é algo que ficou da minha infância e permanecerá comigo para sempre. E este livro, inspirado no conto "As Doze Princesas Bailarinas", fez-me viajar muitos anos atrás, até à minha infância, onde lia/via os livros/filmes, em que ficava deslumbrada com os mundos fantásticos e as criaturas encantadas, com princesas corajosas, feiticeiros, e as histórias de amor trágicas, mas com finais felizes.

Embora esteja direccionada para um público mais jovem, este é um livro que aconselho não só aos leitores que apreciam a obra de Juliet Marillier, mas a todo o público em geral, independentemente dos gostos ou da idade. Escrito com simplicidade, e mantendo o estilo de narrador na primeira pessoa, Marillier faz-nos mergulhar no enredo, que considero estar muito bem delineado, de forma tão profunda, que não conseguimos parar de ler por um instante que seja, onde rimos e choramos com as personagens que se tornam tão queridas, de tão familiares.

Obviamente que existiram personagens que me marcaram profundamente: Jena, a narradora, pela sua força apesar de todas as contrariedades às quais foi constantemente posta à prova, pela sua amabilidade pelas criaturas e o respeito pela floresta e todos os que aí habitam, neste reino e no outro, e pela sua capacidade de perdoar, por mais magoada que se sentisse; Gogu, o sapo sarcástico, caustico, e sensato, o melhor amigo de Jena, que era a única pessoa capaz de o "ouvir"; Draguta, a feiticeira da floresta, com o seu humor negro, que nos leva a indagar qual a sua verdadeira natureza, se boa ou maléfica, mas que desempenha ao longo de toda a história um papel bastante importante, embora não tenhamos essa percepção de imediato.

E a par dos contos de fadas, Marillier transporta-nos até à Transilvânia, onde nos encanta com os mitologia e lendas sobre esta região hostil e o seu povo que em sintonia com a Natureza, faz os possíveis para sobreviver.
Quero destacar também o design gráfico da capa, e contracapa onde vigora uma complexidade de figuras e cores, mas quando olhado com atenção, conseguimos percepcionar todos os principais intervenientes da história.
Espero que gostem tanto deste livro como eu gostei, e é com elevadas expectativas que empreenderei na viagem com Paula - a irmã intelectual de Jena - e o seu pai Teodor à Turquia, no livro "O Segredo de Cibele", já editado em Portugal.

Este foi o primeiro livro do meu desafio literário pessoal para este ano, e não podia começar de forma melhor!



E claro está fiz a minha própria pesquisa e aqui fica o link para o conto dos irmãos Grimm.


15 comentários:

  1. Já li o livro e concordo plenamente contigo. Um livro mais direccionado aos mais novos, mas que no entanto tem uma história espectacular. Tanto crianças como adultos deviam ler este conto de fadas. Lá por ser para mais novos não quer dizer que perca qualidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia! A qualidade não se põe em questão. O problema é que como os primeiros livros que li da Juliet Marillier foram a Filha da Floresta e o Filho das Sombras, tenho sempre estes dois livros como comparação :)

      Excluir
  2. Por acaso quando li o livro não fiquei com ideia que fosse para mais novos. Em termos de tamanho, talvez seja mais acessível para uma faixa etária mais baixa. Mas em termos de nível de escrita não desce abaixo da Sevenwaters. Adoro Juliet Marillier, e estou há meses para ler O Segredo de Cibele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago! Concordo contigo, o nível de escrita mantém-se. Tal como disse à Patricia, o meu problema é ter a Filha da Floresta como modelo. E tenho tendência a comparar todos os livros dela com esse.

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ler essa obra depois de ler sua resenha...afinal, fantasia às vezes faz bem pros adultos, né?

    beijinhos e bom finde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla. Fantasia faz sempre bem, sejamos crianças ou adultos :) Se já leu o livro espero que tenha gostado :)

      Excluir
  4. eu tenho 13 anos, ja li este livro e estou a lê-lo outra vez. Acho é muito interessante, talvez o melhor livro que ja li apesar de nao ter lido muitos. Aconcelhei-o a uma amiga e ela adorou. Tambem ja li o segredo de cibele e aconselhava-os a lê-lo. Desta vez é Paula a narradora e tem 18 anos. jena ja casou com costin e teve filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Já li o Segredo de Cibele, no entanto fui deixando passar o tempo e não fiz aqui o post. Espero poder revê-lo em breve. Gostei particularmente do Duarte :)

      Excluir
  5. tal como a mariana também tenho 13 anos e adorei o livro! acho fantástico e não conseguia parar de ler. foi uma colega minha que me aconselhou. fiquei com vontade de ler também o segredo de cibele.leiam é lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que gostou. O meu livro favorito da Juliet marillier é o Sangue-do-Coração. Aconselho a toda a gente!

      Excluir
  6. eu tenho doze anos acabei de ler este livro e adorei tb concordo que este livro seja para todos n so para criaças e adolescentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo, a idade não importa. Existem livros que são bons, independente da faixa etária :)

      Excluir
  7. Estou para ler esse livro há séculos... eu olho, pego na mão e sempre acabou rumando para outra coisa...
    Mas agora coloquei na lista, acho que até o fim do ano devo ler ;)
    Vou vá sacá-lo para o nook!

    (para quem quer também, encontrei aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Danca-da-Floresta)

    boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, já tinha visto esse livro e paquerado ele, mas como não tinha nenhuma informação sobre a qualidade da leitura eu deixei passar, porém nas próximas compras ele já vai estar na cesta. Penso que vou já dar uma olhada no kindle! :D
    (encontrei aqui para que estiver interessado: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Danca-da-Floresta)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zinia! Ainda bem que ajudei :) Já leu o livro? Se sim, espero que tenha gostado! :)

      Excluir