terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Austrália


"Austrália é uma aventura épica e romântica, passada no início da segunda guerra mundial. Conta a história de uma aristocrata inglesa, Lady Sarah Ashley, cujo marido, desesperado por arranjar dinheiro, passou o último ano na Austrália, preparando a venda do seu último bem: uma quinta de gado do tamanho de uma pequena cidade, chamada "Faraway Downs". Suspeitando dos seus planos, Sarah viaja num hidroavião para este continente longínquo, com destino à tropical e remota Darwin, para tomar as rédeas do assunto.

No entanto, ela é recebida, não pelo marido, mas sim por um rude e mal-educado vaqueiro, apenas conhecido como "O Condutor". Na viagem por terra para Faraway Downs, Sara e o vaqueiro revelam uma profunda e mútua antipatia. Após uma inesperada mudança nos acontecimentos, Nullah, uma criança aborígene encantadora, surge, de repente, na vida de Sarah. Nullah revela a Sarah que nem tudo é o que parece: o cruel responsável pela quinta, Neil Fletcher tem uma parceria secreta com o maior proprietário de gado, King Carney, e juntos conspiram para ficar com suas terras. Para salvar Faraway Downs, Sarah tem que unir forças com "O Condutor" e levar 1500 cabeças de gado através do idílico, porém impiedoso, norte australiano.

Juntos com Nullah vêem juntar-se à sua missão um grupo de inadaptados da quinta, incluindo o contabilista alcoólico, os dois pastores aborígenes, a empregada doméstica aborígene e o cozinheiro chinês Sing Song. Durante todo o caminho eles são acompanhados pela sombra de um misterioso aborígene mágico. Sarah é transformada pelo poder e pela beleza do continente mais antigo do mundo, encontrando romance na paisagem, paixão no condutor de gado e amor maternal em Nullah.

Mas, quando a segunda guerra mundial chega também à costa da Austrália, esta família invulgar é separada. Agora Sarah, "O Condutor" e Nullah têm que lutar para se reencontrarem no meio da tragédia e caos dos bombardeamentos japoneses a Darwin."







Com argumento e realização de Baz Luhrmann chega-nos um épico, com uma mistura de romance, drama, western e acção, protagonizado por Nicole Kidman, Hugh Jackman e David Wenham, merecendo destaque também a interpretação de Brandon Walters, no papel de Nullah, uma criança aborígene que desperta em Lady Sarah Ashley um amor maternal.
Apesar da longa duração do filme, e de algumas cenas menos bem conseguidas, possui uma notável narrativa e uma arrebatadora história de amor, merecendo também destaque a relação afectuosa e inspiradora entre Lady Sarah e Nullah.