domingo, 28 de dezembro de 2008

Melhores Filmes de 2008




Com o ano de 2008 quase a acabar fica aqui a lista dos dez melhores filmes deste ano, distinguidos pelo American Film Institute (AFI).



THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
THE DARK KNIGHT
FROST/NIXON
FROZEN RIVER
GRAN TORINO
IRON MAN
MILK
WALL•E
WENDY AND LUCY
THE WRESTLER


Embora o Afi seja constituido por 13 especialistas do sector cinematográfico, e claro está, saibam avaliar correcta e imparcialmente os elementos necessários para o filme se tornar um óptimo filme fica aqui a lista do Livreo para os dez melhores filmes do ano de 2008.







YOU DON'T MESS WITH ZOHAN


Lavar. Secar. Salvar o mundo. Comédia de Adam Sandler, Robert Smigel e Judd Apatow, em que Sandler é Zohan, um comando Israelita que simula a sua própria morte, de forma a perseguir um sonho: tornar-se no cabeleireiro mais famoso de Nova Iorque.







PERSÉPOLIS


Persépolis é a história comovente de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçandoas mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.






EXPIAÇÃO


No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecília, despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecília, está o filho do caseiro, Robbie, um amigo de infância que, tal como a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge. No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecília terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vitimas da imaginação vivida da jovem. Briony, por seu lado terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida...






IRON MAN


Tony Stark (Downey Jr.), um industrial bilionário e genial inventor, é raptado e forçado a construir uma arma de poderes devastadores. Ao invés, através do seu engenho, Tony cria uma armadura de alta tecnologia e escapa do seu cativeiro. Quando descobre que está em marcha uma conspiração com implicações a nível mundial, Stark assume a armadura e jura proteger o mundo como o Homem de Ferro.



CAVALEIRO DAS TREVAS

Batman (Christian Bale) continua a sua luta contra o crime, com a ajuda do Tenente James Gordon (Gary Oldman) e do Procurador Distrital Harvey Dent (Aaron Eckhart). Mas a eficácia da parceria é posta em causa por uma mente genial, o criminoso conhecido como Joker (Heath Ledger).










TROPA DE ELITE


1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.








DESTRUI DEPOIS DE LER



Após ter sido despedido, um ex-agente da CIA (John Malkovich) decide escrever as suas memórias documentando segredos do governo mas, durante as partilhas do divórcio, a sua ex-mulher (Tilda Swinton) rouba-lhe um disco com o único exemplar do manuscrito. Por engano, esse mesmo disco cai nas mãos de dois empregados de um ginásio (Brad Pitt e Frances McDormand), um homem e uma mulher sem escrúpulos, que tencionam explorar ao máximo a sua descoberta, vendendo a informação de forma a poderem pagar uma cirurgia plástica. É então chamado um agente da CIA (George Clooney) para resolver o caso… custe o que custar.






MAMMA MIA


Uma mãe solteira, independente, que tem um pequeno hotel numa idílica ilha grega, Donna (Meryl Streep), está prestes a ter de deixar partir Sophie (Amanda Seyfried), a filha que criou sozinha. Para o casamento de Sophie, Donna convidou duas das suas melhores amigas - a prática e hilariante Rosie (Julie Walters) e a multi-divorciada Tanya (Christine Baranski) - as quais pertenciam à sua banda de outrora, «Donna and the Dynamos». Mas Sophie, secretamente, também convidou três pessoas. Na tentativa de encontrar o seu pai, ao qual estaria destinado levar a noiva ao altar, ela convidou três dos homens do passado de Donna. Em cerca de 24 horas mágicas e caóticas, surgirão novos romances e renascerão antigos, naquela que parece a ilha de todas as possibilidades.






ARTE DE ROUBAR


Chico (Ivo Canelas) e Fuentes (Enrique Arce) são dois amigos que vivem de pequenos golpes. Apesar de Chico se considerar um mestre do crime, quase todos os seus planos acabam por falhar.
Ambos viveram a maior parte da vida nos EUA, Chico é emigrante português e Fuentes é espanhol.
Decidem viajar para a Europa em busca do golpe perfeito. E pensam poder dá-lo quando são contratados por um estranho mordomo, Augusto, (Nicolau Breyner) para roubarem um quadro, uma natureza morta: "As Peras de Saint Rémy" de Vincent Willem, aliás Vincent Van Gogh, no valor de cinco milhões de euros. Desta vez o golpe parece vir a tornar-se uma obra-prima mas o destino tem outros planos e Chico e Fuentes serão apenas peões de uma jogada muito maior.
O filme é falado em inglês.







CREPÚSCULO


Isabella Swan, 17 anos, vai viver com o pai para Forks, uma pequena cidade e pensa que aí a sua vida tornar-se-á tão aborrecida como o local onde vai morar. Mas, no liceu conhece o misterioso Edward, um rapaz inteligente e divertido e diferente de todos os outros que já conhecera. Entre os dois começa uma sensual e perigosa relação. Edward consegue correr tão rápido como um leão, travar um carro em andamento com as próprias mãos e é imortal. É vampiro, mas conseguiu até hoje resistir à tentação de beber sangue. Mas agora que encontrou a sua alma gémea, o seu instinto chama-o. Bella é aquela com que ele sempre sonhou e quando ela descobre que ele é um vampiro já é tarde demais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário