segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Desafio Literário 2010


À semelhança do blogue Conta-me Histórias, e como achei a ideia muito engraçada, decidi também propor-me ao desafio literário, que como o Homem do Leme explica, consiste em enumerar os livros que pretendemos ler no ano de 2010, distribuidos por cada mês do ano. Pode ser que, desta forma consiga ler os livros que já tenho há tanto tempo, mas que vão ficando para trás, sempre que há aquisições novas, ou que os requisito na minha biblioteca (qualquer dia faço um post sobre a minha biblioteca municipal).
Neste momento tenho na estante cerca de 52 livros à espera que eu os pegue, só que infelizmente o tempo é pouco, e há livros que quando saem não resisto a comprá-los (shame on me!). Desta forma, vou tentar ler pelo menos dois livros por mês, e caso não consiga ler o livro a que me propûs ler, substitui-lo por outro dentro do mesmo género.
O Desafio Literário 2010 original pode ser consultado aqui ou clicando na imagem, no entanto eu fiz a minha própria adaptação deste desafio de forma a abranger os livros que tenho.

Então aqui vai:

Janeiro: Literatura Fantástica
  • Elspeth - Os Libertadores do Pensamento As Crónicas de Obernewtyn vol. 2 de Isobelle Carmody
  • Danças na Floresta de Juliet Marillier

Fevereiro: Romance Histórico
  • Os Pilares da Terra - Volume I de Ken Follett
  • A Irmandade de Robyn Young

Março: Policiais
  • Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie
  • Mortalha Para Uma Enfermeira de P. D. James


Abril: Literatura Fantástica
  • O Nome do Vento de Patrick Rothfuss
  • Lua Nova de Stephenie Meyer


Maio: Romance
  • Nunca me Esqueças de Lesley Pearse
  • Luzes do Norte de Nora Roberts

Junho: Ficção Científica
  •  Missão de Sabriel de Garth Nix
  • O Highlander Negro de Karen Marie Moning

Julho:Clássicos da literatura universal
  • Sensibilidade e Bom Senso, de Jane Austen
  • O Monte dos Vendavais de Emily Brontë

Agosto:Livro de banca
  • Segredos e Culpas de Miranda Lee
  • Sem Lei de Nora Roberts

Setembro: Literatura em Português

  • Caim de José Saramago 
  • Soldado de Acaso de João Costa, Helena Henriques
Outubro: Romance Histórico
  • A Espada de Átila de Michael Curtis Ford
  • O Labirinto Perdido de Kate Mosse

Novembro: Romance
  • P.S. - Eu Amo-te de Cecelia Ahern 
  • A Villa de Nora Roberts

Dezembro: Literatura Fantástica

  • O Círculo do Medo de Sandra Carvalho
  • O Poder Supremo I O Círculo de Blackburn de Marion Zimmer Bradley


7 comentários:

  1. Oi, Pallas
    Tudo bem?
    Adorei a sua identificação com o projeto e a sua iniciativa em adaptar a proposta original.Vi que utilizou a ferramenta auto-linkável que disponibilizei no blog oficial do desafio literário e quero lhe dizer que gostaria muito de permitir que seu link ali permanecesse. Porém, a ferramenta destina-se a divulgação das resenhas feitas dos livros lidos para o desafio literário 2010. Por isso vim avisá-la que terei que retirar o seu link de lá bem como deixá-la ciente de que não se trata de uma exclusão motivada por um capricho meu ou má vontade. Acontece que se eu abrir exceção para você, terei que fazer o mesmo para com outras pessoas, o que resultaria no desvio das regras do desafio.
    No mais sucessos em seu desafio literário pessoal.
    Conto com a sua compreensão.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Tenho apenas um pequeno reparo a fazer. Daniel Silva não pode ser considerado um autor lusófono. Apesar do mesmo ser filho adoptivo de pais açorianos, a sua nacionalidade é norte-americana.

    ResponderExcluir
  3. Isabel,

    Obrigado pelo reparo. Realmente não sabia desse pormenor mas vou já rectificar. ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Bom Ano!!!!!
    Este é um excelente desafio, mas eu não me atrevo a fazer um... as leituras andam meio paradas :S
    Boas Leituras
    Bjt

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pallas
    Agradeço a sua compreensão. Respondendo a sua pergunta, pode manter post, sim, querida! Quem sou eu para mandar em seu blog?...rs
    Só tenho um pedido a fazer: que você informe em seu post de que se trata de uma adaptação do desafio original. Apenas isso basta para que os participantes percebam que as regras não estão sendo burladas.

    Beijocas e muito obrigada!
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Posso dar-te um conselho? Não leias apenas o 1º volume d'"Os Pilares da Terra" (porque nem sequer aparece o 2º volume no resto do ano e, se leres só o primeiro, ficas com a história a meio, sem perceberes nada!)...

    ResponderExcluir
  7. Marianne,

    Obrigado pelo conselho. Apenas vou manter o livro na minha lista porque já conto adquirir o segundo volume e se tiver tempo, pretendo lê-lo logo após o primeiro volume, porque apesar de ter esta lista, não signfica que não irei ler outros livros pelo meio ;)

    ResponderExcluir