sábado, 18 de abril de 2009

A Ilha, Victoria Hislop

"Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza."



Este foi, sem sombra de dúvida, um dos melhores livros que já li. Criei muitas expectativas, após ter lido criticas tão boas, e felizmente não me desiludi. Foi um livro capaz de me prender a atenção desde o início até à última linha, e foi com grande pena que cheguei ao fim. Não só pela construção das personagens e toda a trama, mas também por saber que havia uma base verídica, mergulhei mais profundamente na história e vivi intensamente todas as alegrias e todas as tristezas, observando tudo como se estivesse efectivamente presente na história. Spinalónga existe mesmo e foi uma colónia de leprosos entre 1903 e 1957, o que confere à história uma realidade nua e crua e serve ao mesmo tempo para nos chamar a atenção sobre algo que é verídico mas a que nunca foi dada grande importância: a doença e o estigma e as condições de vida a que os doentes estão sujeitos. A autora descreve pormenorizadamente a doença, como se manifesta e a forma como vitima os doentes e ilha de Spinalónga, no que se verifica que houve uma pesquisa aprofundada e mais importante do que tudo confere-lhe uma humanidade ao relatar as condições de vida das pessoas, e a forma como, embora soubessem que caminhavam para um fim eminente, seguiam as suas rotinas, trabalhavam, socializavam e amavam.
Ao longo da história, e através de diferentes gerações vamos conhecendo as perspectivas de várias personagens, mas as que mais me marcaram foram Eleni e a sua filha mais nova, Maria, não só por terem passado por Spinalónga, e terem enfrentado os maiores obstáculos inerentes á doença, mas também pela sua coragem e a sua bondade para com os outros, principalmente para com Anna, que pela sua natureza era rebelda e provocadora.
Apreciei também o facto de esta ser uma história sobre os valores familiares e sobre a amizade, que perdurou para além dos segredos e da doença.


http://www.civilizacao.pt/

Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 408
Editor: Livraria Civilização Editora
P.V.P. €16,00



8 comentários:

  1. Tenho o livro cá em casa, mas ainda não tive oportunidade de o ler!

    ResponderExcluir
  2. adorei este livro e também foi um dos melhores que li! Gostei do teu comentário e de ver a autora a falar no youtube. :)

    ResponderExcluir
  3. É simplesmente um dos meus livros preferidos. :) Bom trabalho de apresentação, Pallas!

    ResponderExcluir
  4. Realmente parece uma história muito profunda.

    Obrigada pela dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Tenho este livro na prateleira já algum tempo. Depois de ler a tua opinião, já decidi, vai ser a próxima leitura.
    Boas Leituras

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Eu também já li esta magnífica obra.
    Estava na minha estante há muito tempo e um dia o meu olhar prendeu-se nele e resolvi pegá-lo. Ainda bem que o vi, ainda bem que ele estava na minha estante e, sobretudo, ainda bem que o li. Tocou-me o coração... Ensinhou-me muito.
    Leiam-no!
    Felicidades

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo teu comentáro..
    É óptimo quando há alguem que acredita e apoia o nosso empenho e o nosso trabalho..
    Continua com o teu trabalho porque este blog está brilhante e muto interessante..

    Feliciades
    XD

    ResponderExcluir