domingo, 22 de março de 2009

Chocolate, Joanne Harris

"A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradores: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline".
Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não oculta o seu desagrado por um comércio demasiado sofisticado e "tentador", e que vê em Vianne um desafio à sua autoridade. Frente a ele, a jovem Vianne só pode apelar à alegria de viver das gentes de Lansquenet...
Chocolate é um repertório de sabores, descritos de uma maneira tão viva que quase se sentem; é também uma galeria de personagens ternos e cruéis, amáveis e odiosos, sempre intensos e credíveis. Mas é sobretudo um romance tão ameno, tão rico e variado, que deixará nos seus leitores uma impressão imorredoira."


Este é um romance cheio de cores e sabores que nos transportam para Lansquenet-sur-Tannes, após a chegada de Vianne Rocher e a sua filha Anouk. Após uma vida inteira a viajar, primeiro com a mãe e agora com a filha, Vianne decidi que chegou a hora de se estabelecerem e abre uma chocolateria. De inicio esta é vista com maus olhos, mas aos poucos começa a chegar aos corações dos moradores de Lansquenet. Contudo, Vianne encontra resistência em alguns moradores, sendo o Padre Francis Reynaud o seu maior oponente. Reynaud vê em Vianne uma inimiga que chegou para minar a sua autoridade e desemcaminhar os moradores de Lansquenet. Numa história narrada pela personagem principal, conhecemos personagens fascinantes, tais como Armande Voizin, Roux e Josephine Muscat.

Em 2000, este romance foi adaptado para cinema, tendo como interpretes :

Juliette Binoche (Vianne Rocher)
Lena Olin (Josephine Muscat)
Johnny Depp (Roux)
Judi Dench (Amande Voizin)
Alfred Molina (Francis Reynaud)
Victorie Thivisol (Anouk Rocher)

Aqui fica o trailer:



Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 264
Editor: Edições Asa
P.V.P. €16,50



4 comentários:

  1. ja vi o filme e adorei...

    quero ler o livro mas ainda nao tive oportunidade!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Já estive com este livro, mas não o comprei. Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  3. É sem dúvida um óptimo livro e um óptimo filme! ;)

    ResponderExcluir
  4. É um filme que não esquecemos, pelo ambiente, pelos actores, pelo enredo, os jogos de aparências e a magia libertadora de uma Vianne meio feiticeira. :)

    ResponderExcluir