segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"Tennis tops role model list"



Como tem vindo a suceder ultimamente, tenho dedicado alguns posts ao desporto. Inicialmente, pensei em criar outro blog exclusivo para esta temática, no entanto, depois de muita reflexão, optei por incorporar este tema aqui no Livreo, no sentido em que este blog, apesar de ter uma componente mais forte de literatura (e daí o seu nome), não se prende exclusivamente com esta temática, de tal forma que reservo também algum espaço para falar sobre cinema e tecnologia, embora não com tanta frequência. E uma vez que o desporto desempenha um papel muito importante na minha vida a par com a literatura, decidi que era chegada a altura de lhe dedicar um espaço aqui no meu cantinho. O acesso ao seu conteúdo por enquanto poder-se-à fazer através do atalho no painel do lado direito do blog, mas a seu tempo, o outro administrador do blog, o Marduk, que está responsável pela manutenção do blog, procederá à alteração, e esta temática será incorporada no painel principal (refiro-me aos botões logo abaixo do banner).

Quero acrescentar ainda que esta mudança não irá alterar em nada a principal finalidade deste blog: os livros continuarão a desempenhar um papel preponderante na existência do Livreo, mas os nossos seguidores terão a oportunidade de tomar conhecimento sobre algumas notícias mais gerais sobre o desporto; e por outro lado, existe o propósito de alargar o círculo de seguidores que abranja os amantes do desporto.

E após esta pequena introdução, deixo-vos uma notícia sobre o mundo do Ténis mundial:

Após uma votação realizada pelo Barclays, Roger Federer e Steffi Graff foram considerados os "top role model" do desporto, isto é, os exemplos a seguir. Na mesma linha, o Ténis foi considerado o desporto mais positivo. 

Obviamente que concordo com estes resultados, pois não só estes dois jogadores são os meus preferidos, como o ténis é um dos desportos que mais aprecio. Contudo, esta predilecção não é totalmente infundada. O Ténis é um desporto que, aliado à rivalidade normal resultante da competitividade, existe muito companheirismo - é usual ouvirmos muitos tenistas a usarem o termo de família para se referirem aos seus colegas de profissão - é um desporto em que está bem patente o respeito e a disciplina dos jogadores. 

Quanto a estes dois jogadores, destaco não só a sua atitude dentro dos courts, como fora deles. E tanto Roger Federer como Steffi Graff têm dedicado parte das suas vidas, assim como dos seus lucros, para a ajuda dos mais desfavorecidos, através das suas respectivas Fundações.

Link para o site da Fundação Roger Federer: 

Link para o site da Fundação Steffi Graff:

Para além das suas personalidades únicas, que fizeram deles mundialmente conhecidos e acarinhados, destaco a espectacularidade do seu ténis, muito variado, contrastando com a técnica de bater a bola em força que tem vindo a ser adoptado maioritariamente, e que, na opinião uma leiga tira muito do espectáculo que é o Ténis.



 

2 comentários:

  1. Também gosto de ténis! É um desporto interessante Lembro-me de há algum tempo, bom, não tão pouco assim, uma mulher que não tinha um braço e que jogava ténis muito bem na mesma. Não desistia e, no entanto, não parecia fazer isso por ganância. Fazia-o porque gostava. Admiro-a e a todos aqueles que não jogam por querer vencer, mas por participar.
    E gosto de ténis. Já disse isto? :D

    ResponderExcluir
  2. É bom ver que existem por essa bloguesfera fora amantes deste desporto. E esse caso de que falas não se remete unicamente ao ténis, pois se há algo que o desporto tem de bom é que motiva bastante as pessoas que devido a determinadas limitações fisicas são encaradas como incapacitadas em termos culturais e todos os dias vemos provas de como esse preconceito está totalmente errado.

    ResponderExcluir